Ao longo do ano, fitas coloridas vão surgindo para conscientizar sobre questões de saúde. Em relação ao câncer, mais de 15 campanhas abordam tipos específicos da doença. Hoje, 8 de abril, unificamos nossa luta ao celebrar o dia mundial de combate ao câncer. A cada minuto, uma pessoa no país recebe o diagnóstico com a doença.
Evoluímos bastante no combate ao câncer. Há métodos de diagnóstico por imagem cada vez mais precisos. Os tratamentos atuais envolvem uma equipe multidisciplinar, que engloba cirurgiões, oncologistas e outros profissionais que atuam na reabilitação, como fisioterapeutas.
Mesmo nos casos mais graves -quando há metástase, ou seja, o tumor se espalhou para outros órgãos-, é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Na busca pelo bem-estar, o indivíduo tem papel ativo. No caso dos homens, é necessário realizar consultas anuais, a partir dos 45 anos, com urologistas. O diagnóstico precoce é determinante para a eficácia dos tratamentos. Em especial, do câncer de próstata, doença que causa mais mortes entre os homens.
Na rotina diária, devemos praticar exercícios, ter uma dieta equilibrada e evitar hábitos prejudiciais, como fumar e beber em excesso.
Todo dia é dia de combater o câncer. Todo dia é dia de vencê-lo.