Marcos Flávio Rocha ministra curso no Congresso Internacional de Uro-oncologia

Marcos Flávio Rocha continua em São Paulo participando do Congresso Internacional de Uro-oncologia. Hoje, ele ministrou o curso “Desafios Cirúrgicos em Urologia Oncológica”. Os tumores do trato urinário e do sistema genital masculino muitas vezes são complexos e de difícil acesso. Além disso, para alcançá-los através de procedimentos abertos, são necessárias grandes incisões no corpo do paciente.

Os procedimentos minimamente invasivos, como laparoscopia e cirurgia robótica, trazem uma nova dinâmica para o tratamento das neoplasias urológicas. Nesses casos, o instrumental cirúrgico adentra o corpo do paciente através de orifícios naturais ou via pequenas incisões (até 1 cm).

Além disso, os equipamentos modernos possuem vários braços, capazes de fazer movimentos com elevada precisão. O aparelho também grava todo o procedimento. As imagens, 20 vezes ampliadas e tridimensionais, são exibidas em tempo real para o cirurgião, propiciando uma maior compreensão das estruturas internas do paciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s