Cirurgia robótica: a experiência pioneira do Ceará

Um novo artigo científico que conta com a participação do médico Marcos Flávio Rocha foi disponibilizado online. O estudo apresenta a experiência do Ceará que, em 2015, se tornou, através da iniciativa pioneira do hospital Monte Klinikum, o primeiro estado das regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste a realizar cirurgias robóticas. Um dos procedimentos mais comuns é a prostatectomia radical. O recurso é utilizado para o tratamento de tumores na próstata.

O artigo científico, que aborda o período inicial do setor de cirurgia robótica do hospital Monte Klinikum, traz resultados animadores. Uma taxa de recuperação total de continência de mais de 90% e de função erétil em torno de 80%. Nenhum dos pacientes precisou de transfusão de sangue. Esses são apenas alguns diferenciais. O trabalho também relata outros desfechos funcionais e oncológicos.

Vale ressaltar que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Estima-se que 30% dos casos são de pacientes da região Nordeste do país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s