Um novo artigo científico que conta com a participação do médico Marcos Flávio Rocha foi disponibilizado online. O estudo apresenta a experiência do Ceará que, em 2015, se tornou, através da iniciativa pioneira do hospital Monte Klinikum, o primeiro estado das regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste a realizar cirurgias robóticas. Um dos procedimentos mais comuns é a prostatectomia radical. O recurso é utilizado para o tratamento de tumores na próstata.
O artigo científico, que aborda o período inicial do setor de cirurgia robótica do hospital Monte Klinikum, traz resultados animadores. Uma taxa de recuperação total de continência de mais de 90% e de função erétil em torno de 80%. Nenhum dos pacientes precisou de transfusão de sangue. Esses são apenas alguns diferenciais. O trabalho também relata outros desfechos funcionais e oncológicos.
Vale ressaltar que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Estima-se que 30% dos casos são de pacientes da região Nordeste do país.