O que é cirurgia robótica?

Cirurgia_Robótica_Ceará

Na cirurgia robótica, o médico fica em uma cabine e comanda os movimentos de um equipamento que realiza as intervenções no paciente. O robô, intitulado Da Vinci, possui quatro braços, cujas extremidades levam o instrumental cirúrgico e uma câmera de alta definição. Minimamente invasivo, o procedimento é feito por meio de pequenas incisões (no máximo, um centímetro cada).
A tecnologia não substitui o talento humano. Todas as ações do equipamento são comandadas por cirurgiões que passaram por longo treinamento.
O robô reproduz movimentos humanos com grande precisão, ajudando a preservar as estruturas internas (órgãos e tecidos) do paciente.
A técnica é empregada no tratamento de diversas patologias. A urologia é uma das especialidades médicas que mais adotam a cirurgia robótica.
Criada em 1999, nos Estados Unidos, a cirurgia robótica já recebeu o aval do FDA (Food and Drug Administration). Atualmente, há mais de 4 mil robôs Da Vinci em atividade no mundo. A técnica chegou ao Brasil há dez anos. Atualmente, há 39 robôs Da Vinci no país. O Ceará acompanha essa inovação médica desde 2015, quando foi realizada, no Hospital Monte Klinikum, a primeira cirurgia robótica das regiões Nordeste/Norte/Centro-Oeste do país.

Nota publicada no Instagram da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Ceará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s