Cirurgia robótica no Ceará: artigo no Diário do Nordeste

Hoje, às 14h, o 1º Congresso Médico Unimed Fortaleza promoveu uma sessão sobre a implantação da cirurgia robótica no Ceará. Além de participar do evento ao lado dos demais integrantes do setor de cirurgia robótica do Hospital Monte Klinikum, Marcos Flávio Rocha também publicou um artigo sobre o tema no Diário do Nordeste. Abaixo, o texto completo.

Esta semana, o 1º Congresso Médico Unimed terá uma sessão voltada para discutir os benefícios da cirurgia robótica e as principais técnicas utilizadas. O assunto está relacionado à evolução da medicina, mais acentuada nas últimas décadas. A aquisição de conhecimentos e os avanços tecnológicos em outras áreas e utilizadas na medicina foram os responsáveis por esse progresso. Estudos científicos comprovam que a cirurgia robótica é caracterizada por ser minimamente invasiva, isto é, causar menor agressão cirúrgica ao paciente. Ela é realizada por pequenos orifícios no abdômen e o cirurgião controla quatro braços robóticos, entre eles uma câmera 3D de alta definição, o que propicia menos sangramento e transfusões de sangue; diminuição da dor pós-operatória e menor tempo de internamento.

A precisão dos gestos cirúrgicos e a visão tridimensional está relacionada, no tratamento do câncer de próstata, a excelentes resultados oncológicos. A técnica também auxilia na recuperação da continência urinária e da função erétil, pois facilita a preservação de estruturas como nervos e músculos responsáveis por essas funções.

Hoje, há 30 unidades cirúrgicas robóticas no Brasil. No Ceará, o primeiro robô cirurgião foi instalado com pioneirismo no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, em agosto de 2015, no Hospital Monte Klinikum. Desde então, em nosso Estado, 200 pacientes foram beneficiados com essa tecnologia nas áreas de urologia, proctologia, cirurgia geral e bariátrica. Os cirurgiões que utilizam o robô passaram por um extenso programa de treinamento, que envolveu centros no Brasil e exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s