Novembro azul: novos tratamentos combatem o câncer de próstata

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro. Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata registra 70 mil novos casos no país por ano. A cada seis homens, um desenvolverá a doença.

Dada a gravidade da enfermidade, o assunto está em evidência o mês inteiro. O objetivo da campanha Novembro Azul é destacar a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura total e evita tratamentos mais invasivos e as chances de ficar com sequelas. Quando identificado em sua fase inicial, a taxa de cura do câncer de próstata alcança 90% dos casos.

Para alertar sobre a importância da prevenção e as novas possibilidades de tratamento, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seção Ceará (SBU-CE), Marcos Flávio Rocha, publicou um artigo no jornal O Povo. Abaixo, confira um trecho do texto:

“[…] a doença pode ser curada se diagnosticada em fase inicial. Daí a importância do exame da próstata. Alvo de preconceito, o toque retal é indolor, rápido e é um meio para identificar várias doenças.

O paciente não precisa ficar apreensivo, visto que o tratamento da patologia evoluiu bastante. Alia-se à retirada do tumor, a busca pela qualidade de vida, diminuindo as sequelas relacionadas à cirurgia e radioterapia, os principais tratamentos. Cirurgias minimamente invasivas, seja a laparoscopia ou a cirurgia robótica, são menos agressivas ao organismo, resultando em menor risco de complicações e recuperação mais rápida.

Homens com mais de 50 anos, negros e com histórico familiar da doença são o grupo de risco do câncer de próstata. Ademais, obesidade e dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas à maior probabilidade de desenvolver a enfermidade. Em contrapartida, exercícios físicos e dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E e ômega-3 têm efeito protetor.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s