Câncer de Próstata: o que é e como surge

A próstata é um órgão presente apenas nos homens. Localiza-se na parte de baixo do abdômen, logo na saída da bexiga, e envolve a uretra, que é um canal por onde passa a urina. Sua principal função está ligada à fertilidade, pois produz uma secreção que é parte do esperma (líquido espermático). Essa secreção serve como meio de transporte, alimento e proteção para os espermatozóides.

O câncer surge quando as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. Normalmente, a próstata tem o tamanho de uma castanha ou uma azeitona, podendo, a partir do crescimento da própria próstata ou do tumor, adquirir dimensões semelhantes a um limão e até mesmo uma laranja. Na maioria dos casos, o câncer apresenta um crescimento lento.

Sintomas

Na fase inicial, a doença não costuma provocar sintomas, evoluindo silenciosamente. Essa característica torna ainda mais importante a consulta ao urologista regularmente, o que possibilita identificar o câncer de próstata em seu início e realizar um tratamento com grandes chances de cura total.

À medida que a doença evolui, podem aparecer sintomas semelhantes ao crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e aumento da frequência com que o paciente urina.

Fatores de risco

  • Idade acima de 50 anos;
  • Histórico da doença na família (pai ou irmão com câncer de próstata);
  • Estudos associam uma alimentação com base em gordura animal, carne vermelha e cálcio com o aumento no risco de desenvolver câncer de próstata.

Estatísticas

A cada ano, surgem 69 mil casos de câncer de próstata no Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença mata cerca de 14 mil homens por ano no país. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, sendo o segundo tipo de câncer que mais mata, depois do de pulmão.


Leia também
Câncer de próstata: prevenção e tratamento
Saiba quais são as doenças urológicas mais frequentes