Junho, mês dos sobreviventes do câncer

Atualmente, sobreviver ao câncer não significa apenas cura, mas também que o paciente tende a viver mais e com qualidade de vida. Após o tratamento, eles podem retomar suas vidas de forma ativa.

O melhor cuidado ainda é a prevenção. O uso intensivo de cigarro está relacionado a 18 tipos de câncer, entre eles o de rim. Além de dizer não ao tabagismo, é necessário também limitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente e adotar comportamentos alimentares saudáveis.

Essas mesmas práticas também geram benefícios para o paciente com histórico de câncer. Parar de fumar diminuiu em 25% o risco de morrer por causa de câncer. Pesquisas também indicam que indivíduos que tiveram câncer de próstata melhoraram a saúde física e mental quando passaram a seguir um programa de exercícios.

Além disso, a medicina segue ampliando os recursos terapêuticos. Pesquisas com mutações genéticas, biomarcadores e o incremento da psico-oncologia são alguns dos caminhos incipientes para auxiliar o paciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s