Dados sobre câncer no Brasil

Essa matéria compila vários dados sobre câncer. Além de pesquisas globais, o texto traz informações específicas sobre a realidade nacional. Como um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborado a partir de dados dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 49% e 60% dos pacientes com câncer são atendidos pelo SUS.

Um dos desafios nacionais é a necessidade de se deslocar para receber atendimento. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, os pacientes precisam percorrer as maiores distâncias para realizar tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico (de 296 a 870 quilômetros).

Já as regiões Sudeste e Nordeste possuem o maior número de polos atrativos de atendimento oncológico. Vale lembrar que a busca em receber tratamento em outras localidades nem sempre é motivada pela falta de assistência local. O deslocamento dos pacientes também é guiado pela percepção pública de que determinada localidade é referência no assunto. 95% dos pacientes com câncer atendidos em Barretos-SP, por exemplo, são de outras cidades.
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s