Dezembro marca o início do verão. Para aproveitar o período sem surpresas negativas, é necessário se manter hidratado, pois esse hábito colabora para a saúde renal (link: https://bit.ly/3GXCqwL).
Um dos problemas mais comuns do período é o cálculo renal (“pedra no rim”). A Sociedade Brasileira de Urologia alerta que, entre dezembro e março, os casos dessa patologia aumentam 30%. A alteração é mais comum em homens e apresenta uma taxa elevada de recidiva. Metade das pessoas que enfrentaram o problema tendem a tê-lo novamente.
Para se manter hidratado, você pode tomar água, sucos naturais e água de coco. Por outro lado, deve-se ter cautela com café e bebidas alcoólicas, pois são diuréticos (favorecem a micção e, por isso, podem ocasionar desidratação).
É igualmente necessário ter atenção com a dieta alimentar. Alimentos congelados, embutidos, dentre outros produtos industrializados tendem a ter muito sódio. Além disso, carne vermelha e frutos do mar também ocasionam elevação do ácido úrico, substância associada ao surgimento de cálculos renais.