Câncer de próstata: o que fazer quando se recebe o diagnóstico positivo?

Embora os tratamentos de câncer tenham evoluído bastante, ainda causa impacto receber o diagnóstico da doença. No início, é comum questionar o laudo. Além da negação, o paciente pode antever cenários que limitam sua experiência de vida, como indagar se vai conseguir ver os filhos e netos crescerem. Outro ponto comum é reconhecer que muitos dependem dele.

Alguns pacientes são dominados pela raiva, outros se sentem culpados, questionam se deveriam ter feito algo diferente. Nos casos mais graves, o quadro pode evoluir para depressão. Contar com a ajuda da psicoterapia pode ser de grande valia. Em determinado ponto, o paciente começa a aceitar sua situação. A frustração ainda está presente, mas ele passa a se expressar de forma mais serena.

O acompanhamento médico através do urologista auxilia no processo de aceitação. O especialista ajuda o indivíduo a compreender sua condição. Com a orientação correta, o paciente se distancia dos prognósticos excessivamente negativos, e passa a entender como os tratamentos podem lhe ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s