A taxa de mortalidade do coronavírus é maior entre 70-79 anos (8%, na China). Acima dos 80 anos, o valor quase dobra (14,8%). Doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, pioram a situação do paciente. Com baixa imunidade, o infectado fica suscetível a pegar uma pneumonia, quadro que pode evoluir rapidamente. Com insuficiência respiratória grave, o paciente passa a precisar de cuidados intensivos. Alguns permanecem até 3 semanas na UTI. Por isso, um dos cuidados básicos é controlar a doença prévia.
Outro ponto importante é atentar para a higiene pessoal, lavando as mãos por pelo menos 20 segundos e sempre mantendo álcool em gel por perto. Somos um povo que demonstra constantemente calor humano mas, por hora, é recomendável evitar contatos, como aperto de mão ou abraço.
Além disso, idosos não devem sair de casa. Quando for realmente necessário, é importante evitar aglomerações. O ambiente residencial não pode permanecer todo fechado: janelas precisam ficar abertas, o local precisa ser arejado. Alimentação balanceada e manter-se hidratado são outros cuidados.
***
Na imagem, título de matéria sobre o assunto. O texto traz várias dicas para os idosos.