Saúde do homem: Novembro Azul de esperança

Para celebrar o Novembro Azul, o jornal O Povo publicou uma página especial sobre o tema em sua seção de opinião. O urologista Marcos Flávio Rocha foi um convidados. O texto, além de abordar formas de diagnóstico e tratamento, destaca a importância da prevenção para negros e homens com histórico familiar de câncer de próstata.

Quando pai ou irmão foram afetados, o risco é duas vezes maior. Enquanto a maioria dos homens começa a rotina de exame urológicos a partir dos 50 anos, quem faz parte do grupo de risco deve procurar o médico urologista aos 45 anos. Abaixo, um trecho do artigo de Marcos Flávio Rocha. Para ler o texto completo, visite o site do jornal.

O diagnóstico precoce é a chave para um tratamento eficaz. Quando o câncer encontra-se localizado apenas na próstata, 90% dos pacientes podem ser efetivamente curados. Como essa enfermidade dificilmente apresenta sintomas na fase inicial, somente avaliações preventivas podem diagnosticá-la precocemente. Por isso, recomenda-se que homens acima dos 50 anos consultem anualmente o urologista. A realização do exame de sangue PSA e do toque da próstata fazem parte dessa avaliação inicial. Quando pelo menos um desses testes apresenta alterações, uma biópsia prostática é indicada.
O principal fator de risco é o histórico familiar. Quando pai ou irmão já tiveram câncer de próstata, as chances de contrair a doença são duas vezes maiores. Outro grupo com maior incidência da doença são os homens negros. Em ambos os casos, a rotina de exames urológicos deve iniciar a partir dos 45 anos.
Além dos fatores genéticos, o estilo de vida também pode impactar negativamente. Dieta desequilibrada, rica em gordura animal e carne vermelha, pobre em frutas e vegetais; sedentarismo; obesidade e estresse aumentam as chances de desenvolver a doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s