HPV: o que é e como surge

O papilomavírus humano (sigla em inglês: HPV) é um vírus que provoca lesões de pele e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos corresponde a lesões benignas, como verrugas, mas algumas variações estão associadas ao aparecimento de tumores malignos.

Pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos podem apresentar a doença. Essas alterações surgem mais comumente nas regiões genitais como vagina, ânus e pênis. A principal forma de transmissão do HPV é por contato direto com a pele infectada durante o ato sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente.

Sintomas

A maioria das infecções não apresenta sintomas. Nos casos em que surgem lesões, essas se apresentam como verrugas.

Fatores de risco

  • Pessoas com comportamento sexual de risco.

Estatísticas

Estudos no mundo comprovam que 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectados por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Estima-se que o HPV seja responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Entretanto, a maioria das infecções são passageiras, pois o sistema imunológico consegue combater de modo eficiente esta infecção, proporcionando a cura completa, principalmente nas pessoas mais jovens.


Leia também
HPV: prevenção e tratamento
Saiba quais são as doenças urológicas mais frequentes