
Entre os dias 25 e 28 de junho, Marcos Flávio Rocha esteve em Barretos-SP para participar de curso promovido pelo Ircad América Latina, instituição referência mundial no aperfeiçoamento de técnicas minimamente invasivas. A programação ofereceu uma imersão abrangente, combinando teoria e prática, com demonstrações cirúrgicas ao vivo e gravadas, sessões interativas e treinamento prático em laboratório experimental.
Na ocasião, Marcos apresentou aos participantes do curso avançado de cirurgia urológica os principais aspectos anatômicos envolvidos na prostatectomia radical minimamente invasiva. Esse procedimento cirúrgico busca remover com precisão a próstata, o que favorece a preservação dos nervos que influenciam diretamente a função erétil e o controle urinário.
A prostatectomia radical assistida por robô é uma forma menos agressiva de tratar câncer de próstata. Observa-se menor necessidade de anti-inflamatórios e analgésicos no pós-operatório, além de índices reduzidos de sangramento. Esses fatores contribuem para uma recuperação mais rápida e menos sequelas.