
Neste fim de semana, Marcos Flávio Rocha esteve no Ircad América Latina – Unidade Barretos-SP para participar de um curso de cirurgia robótica. Aliás, ele esteve presente em quase todas as edições desse evento, que teve início em 2011. Neste ano, a maioria dos alunos eram de outros países, como México, Peru, Bolívia e Equador.
Nesta edição, Rocha ministrou duas aulas. Na primeira, intitulada “Considerações Anatômicas Para a Prostatectomia Radical Minimamente Invasiva”, apresentou planos de ressecção e como melhorar o resultado da continência urinária e da função erétil.
O especialista também deu uma segunda aula sobre prostatectomia simples. O procedimento é utilizado para tratar hiperplasia prostática, que consiste no aumento benigno dessa glândula. Trata-se do padrão-ouro para intervenção em próstata com grande volume.
Além disso, também comandou treinamentos práticos. Na ocasião, foram realizadas nefrectomias (retirada do rim), reimplantes ureterais, dentre outras intervenções. Os alunos comandavam o instrumental cirúrgico e eram acompanhados por instrutores experientes.
O evento foi uma ótima oportunidade para encontrar colegas estrangeiros, como Thierry Piéchaud. Ele coordena o setor de urologia do Ircad e foi chefe de Rocha em Bordeaux (França), período em que o médico realizou sua especialização em procedimento minimamente invasivo.