Integrantes do departamento de urologia do HGF elaboram estudo sobre câncer de bexiga

A equipe do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) se reuniu para desenvolver um artigo sobre câncer de bexiga. O grupo analisou a epidemiologia e os tratamentos da doença. O texto, que conta com a colaboração de mais de dez integrantes do departamento de urologia do HGF, faz parte da edição mais recente da publicação Brazilian Journal of Health Review.

Durante o período observado pelo trabalho (janeiro de 2020-julho de 2022), 94 pacientes com essa neoplasia foram atendidos no HGF. O tipo mais comum encontrado foi o carcinoma de células de transição. Essa variante do câncer de bexiga ocorre geralmente no interior do órgão. Essa área é formada por células uroteliais, por isso esse tipo de neoplasia também é chamado de carcinoma urotelial.

Infelizmente, os pesquisadores também encontraram muitos casos em que a doença era avançada. Diante dos achados, eles reforçam que o diagnóstico precoce e evitar o tabagismo são os cuidados mais importantes para diminuir as taxas de mortalidade causadas pelo câncer de bexiga.

Deixe um comentário