HGF entrevista Marcos Flávio Rocha sobre câncer de pênis

Recentemente, Marcos Flávio Rocha conversou com a equipe de comunicação do Hospital Geral de Fortaleza sobre câncer de pênis. No cenário mundial, esse é um dos tumores urológicos menos prevalentes. Hoje, sua ocorrência está concentrada nos países subdesenvolvidos.

Trata-se de uma doença que pode gerar muitas complicações, como a amputação parcial (quando a lesão é superficial) ou total do pênis (grande parte dos casos). Para piorar, muitos pacientes morrem mesmo após terem feito tratamento que, além de cirurgia, pode envolver quimioterapia e radioterapia.

Conversar sobre o tema é de grande importância, pois a solução é bastante acessível. Para isso, basta realizar apropriadamente a higiene da região. A falta de limpeza pode gerar acúmulo de substâncias nocivas. O fato é agravado se o indivíduo tiver fimose. Ou seja, quando a extremidade do pênis (glande) não é exposta.

Outro cuidado é ter relações sexuais com proteção. Isso evita a contaminação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), uma das causas do câncer de pênis.

Deixe um comentário