Marcos Flávio Rocha orienta outros médicos há mais de 20 anos

Marcos Flávio Rocha aprendeu a realizar cirurgias robóticas com um mestre: Vipul Patel. Fundador da Sociedade de Cirurgia Robótica, Patel mora nos Estados Unidos e já realizou mais de 20 mil videocirurgias em todo o mundo. Ao final do treinamento, ele escolheu Marcos para ser proctor. Ou seja, caberia a Marcos supervisionar outros cirurgiões que estão assimilando a técnica. Assim, o médico se tornou, em 2017, o primeiro proctor em urologia do Nordeste especializado em procedimentos robóticos.

Desde então, Marcos já acompanhou vários colegas. Essa é uma atividade que ele tem como parte intrínseca da sua atuação médica. Capacitar outros profissionais torna possível que mais pacientes tenham acesso a tratamento qualificado.

Tal preocupação acompanha a vida profissional de Marcos há mais de 20 anos. Quando regressou da França após concluir uma especialização em intervenção minimamente invasiva, Marcos passou a orientar cirurgiões residentes. Quem desempenha essa função é denominado preceptor, e Marcos já a exerceu no hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC, ligado à Universidade Federal do Ceará) e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Deixe um comentário