A campanha #VemproUro, da Sociedade Brasileira de Urologia, visa conscientizar os homens da necessidade das consultas urológicas ao longo da vida. Para isso, é necessário sensibilizar não apenas o indivíduo, mas também envolver a família, pois o incentivo dos entes queridos faz diferença. No consultório, é comum homens chegarem com suas companheiras para a consulta. No caso dos mais jovens, mães e pais precisam ficar atentos.
Na infância, uma avaliação inicial indicará se há necessidade de acompanhamento especializado. No começo da adolescência, a consulta urológica analisa o desenvolvimento do jovem (puberdade), presta orientações contra DSTs, dentre outros pontos.
Em homens adultos e idosos, o problema urológico mais grave é o câncer de próstata. Se o indivíduo tiver histórico familiar desse tumor, as consultas urológicas devem começar aos 40 anos. Para os demais, as consultas anuais iniciam aos 45 anos.
Acima, foram listados apenas alguns cuidados urológicos. Essa reportagem aborda também a prevalência de outras alterações que o homem pode apresentar ao longo da vida.